Diário de Bordo - Carol

25/04/2006 – Marina – Parati

Ao acordar, já saímos para comprar coisas. As moscas estavam muito chatas e aproveitamos para comprar um mata-moscas (uma coisa que o Jonas sempre quis ter). Também fizemos um lindo “varal de legumes e frutas” com embalagens de limão e com um cabinho. Compramos também vários néons para usá-los em caso de emergência. À noite jantamos e lemos “Cem Dias entre Céu e Mar”. Hoje foi dia de compra.

26/04/2006 – Marina – Marina do Engenho – Cachoeira da Escada - Cambury

De manhã fomos à Marina do Engenho ver o Paratii 2 e, no meio do píer, vimos o Amyr Klink e ele autografou o “Cem Dias entre Céu e Mar”, que ele mesmo escreveu. Tivemos permissão de ver o Paratii 2 por dentro. Só na oficina do barco dava para dar um baile! Também fomos para Cambury em Ubatuba, que é um lugar lindo. Lá tem dois rios que dão de encontro com o mar. Saímos de lá e fomos para a Cachoeira da Escada. Lá o pai comprou um colar de concha para mim. Fomos almoçar em Parati e voltamos ao barco. A noite chegou e o Dadi e a Denise também. Conversamos até que eles foram embora e acabamos de ler “Cem Dias entre Céu e Mar”.

27/04/2006 – Marina – Parati

Ao acordar, tomamos café e logo chegou o Rafa (amigo)! Fomos com seu fusquinha para Parati. Lá conversamos bastante e almoçamos no “Sabor da Terra”. Passeamos no Centro Histórico e, quando estávamos na sorveteria Miracolo, um sagüi apareceu e começou a dar um show. Todos tiraram fotos e o incrível saguizinho pulava da sacada de uma casa paraa um fio elétrico e do fio a uma árvore. Voltamos à marina e o Rafa foi embora. À noite jantamos e começamos o livro “Do Rio à Polinésia”.

28/04/2006 – Marina – Parati

Acordei e descobri como o mata-moscas é útil. Matamos 4 moscas em pouco tempo. Tomamos o café e lavamos a louça. Fomos ao mercado onde fizemos uma compra grande. Também pegamos a gasolina e gelo. À noite jantei, estudei e vimos a Déborah chegar de São Paulo.

29/04/2006 a 30/04/2006 – Marina – São Paulo - Marina

Fomos para São Paulo pelo falecimento da vó da Lu, que ia fazer aniversário dia 1o. de maio. Vimos a Lu e a Mô, os meus avós, os pais da Lu e o Márcio (amigo). Deixamos o carro em “Sampa” e fomos à noite de ônibus para Parati. Chegamos às 4 da manhã.

01/05/2006 – Marina – Jurumirim

Tomamos café e fomos ver se a Déborah estava acordada. Ficamos brincando na piscina até a hora da partida. Fomos à Jurumirim e, depois, seguiremos viagem. Lá fiz meu primeiro risoto e vimos um DVD do Amyr Klink. Também vimos as estrelas e lemos “Do Rio à Polinésia”.

02/05/2006 – Jurumirim – Sítio Forte

Acordamos bem cedo e fomos à Ilha Grande. As ondas chegavam a dois metros e meio e o vento de 25 a 30 nós. O barco estava balançando muito. Às vezes as ondas se esticavam formando uma cor azul muito bonita. Chegamos em Ilha Grande onde comemos um risoto. Anoiteceu e os gansos atacados vieram pdri comida. Depois fiz um teste de português e lemos “Do Rio à Polinésia”.

03/05/2006 – Sítio Forte - Abraão

Acordamos e, com o cheiro do café, os gansos vieram. Fomos à praia e nadamos. Partimos para Abraão e descemos em terra. Lá é cheio de pousadas, sorveterias e pizzarias. Tomamos sorvetes e voltamos ao barco, onde estudei e jantei.

04/05/2006 – Abraão – Saco do Céu - Sítio Forte

Acordamos e fomos ao Saco do Céu, que é muito bonito e tem um restaurante chamado Coqueiro Verde. Ficamos um tempo lá. O vento estava aumentando, então fomos a Sítio Forte. Estudei e li um pouco mais um livro chamado “Senhor dos Ladrões”.

05/05/2006 –Sítio Forte – Angra dos Reis

Logo que acordamos os gansos começaram a grasnar pedindo comida. Demos o resto do café para eles e eles voltaram à praia. Fomos à Angra onde compramos suprimentos e vimos a Lu e a Mô! Foi uma festa! Voltamos a Sítio Forte e fomos dormir com o céu estrelado.

06/05/2006 – Sítio Forte

Ao acordar, tomamos café e os gansos vieram novamente pedir comida. Por mais que nós os alimentássemos, eles continuavam a pedir comida. Estava frio, mas, do mesmo jeito, fui a nado com a Mô até a praia. Mostrei toda a praia para ela e brincamos muito. Vimos um documentário sobre o Amyr na volta ao mundo sem escalas e dormi.

07/05/2006 – Sítio Forte – Angra – Ilhas Botinas – Saco do Céu

Quando acordamos, os gansos continuaram a pedir comid. Isso já estava enchendo até que, enfim, saímos para as Ilhas Botinas. Lá era muito bonito e tinha águas cristalinas. Lá também vimos peixes, estrelas, um grande baiacu-de-espinho que nos ficamos puxando seu rabo e uma tartaruga bem jovem. Encontramos no mar: uma mácara com snorkel valvulado e um brinco folhado a ouro. Fomos à Angra e a Mô e a Lu foram embora e fomos ao Saco do Céu. Jantamos e lemos “Do Rio à Polinésia”.

08/05/2006 – Ilha Grande – Caminho para o Rio de Janeiro

Acordamos e ao tomar o café, fomos falar com uma pessoa do restaurante Reis e Magos. Fomos a uma trilha e ao voltar conhecemos Ivan e seus dez cães. Estávamos indo para a Enseada das Palmas para, de lá, ir ao Rio de Janeiro até que o Jarbas (piloto automático) enlouqueceu! Tivemos de ir sem ele. Saímos para o Rio às 5:30 da tarde. Fiquei no primeiro turno com meu pai. Estava chovendo e as ondas estavam cheias de plânctons brilhantes chamados ardentias. Até que foi a minha primeira vez de dormir.

09/05/2006 – Caminho – Rio de Janeiro – Iate Clube do Rio

Acordei para o meu turno e avistei o começo do Rio de Janeiro! Fiquei super-animada, apesar da Baia da Guanabara (onde fica o Iate Clube) estar longe. Vimos vários navios e barcos de pesca, até que vimos a parte principal da cidade. Lá estavam: Ipanema, Copacabana, Pão-de-Açúcar e o Cristo Redentor. Estava maravilhada com tudo aquilo até que amanheceu. Vimos um pequeno petroleiro e, ao entrar no Iate Clube, a água virou preta. Paramos numa poita e tomamos café. Fomos tomar um delicioso banho e fomos fazer uns trabalhinhos: deixar roupas na lavanderia, ir almoçar e ver o horário do Pão-de-Açúcar. Também fomos ao Rio Boat Show onde ficamos 3 horas lá. Conhecemos o João Sombra que é dono do Guardian (veleiro) e vimos vários amigos do pai, vimos um lindo barco e voltamos ao barco onde jantei e dormi.